quarta-feira, 7 de abril de 2010

Kamloops - O esforço... Resultados... Satisfação...


Foi com enorme prazer e satisfação que participei nestes Mundiais de Pista Coberta e Cross no Canadá. Conquistei 4 medalhas para Portugal e fiquei muita satisfeita com a minha participação. Depois de um período dificil veio-o a bonança com a conquista das 4 medalhas, sabendo contudo que depois da chegada teria de ter uma pequena paragem para debelar de vez o problema que me atormenta a algum. Agradeço o apoio que recebi durante a minha estadia no Canadá de muitas pessoas e agradeço a todos que acreditam em mim diariamente e no trabaho que desenvolvo em prol do Atletismo e do Desporto em Portugal e mais concretamente no meu Concelho. Estes Mundiais serão inesquecíveis não só pelos resultados mas também pelas muitas adversidades que tive de ultrapassar até conseguir conquistar os resultados positivos que obtive.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Kamloops - Mundial Pista Coberta


Depois de participar nos Mundiais de Cross que era o meu principal objectivo nestes Mundiais, participei nos Mundiais de Pista Coberta. A primeira prova que participei foi os 800 metros e conquistei uma medalha de prata, sendo que melhorei o Record Nacional em mais de 4 segundos. Fiquei muito feliz com esta medalha e senti que ainda posso melhorar a marca que fiz, fazendo mais treino especifico de velocidade. Depois participei nos 3.000 metros e conquistei a medalha de ouro com uma marca razoável, ou seja, a corrida foi lenta numa primeira fase, sendo que a 400 metros do final saí para uma vitória muito especial para mim, pois foi a primeira medalha de ouro que conquistei em provas de Pista Coberta. Estou feliz com a minha prestação nas provas de Pista Coberta e depois de várias adversidades que tive, sinto-me realizada com esta prestação nos Mundiais. Queria dedicar estas Vitórias à minha Filha Ana Sofia e à minha Familia, aos meus colegas de Treino, a todos os Patrocinadores , quer sejam privados ou públicos, ao Dr. Vilas Boas e a todos os Famalicenses que me acompanhanham desde sempre.

Estes Mundiais de Kamloops no Canadá estão a ser inesquecivéis.

terça-feira, 2 de março de 2010

Canadá - Campeã do Mundo de Cross


Ontem participei nos Campeonatos do Mundo Masters de Cross e fui Campeã do Mundo no meu Escalão e na Geral.O percurso era fenomenal e as atletas tinham um grande nível o que me deu um enorme prazer vencer este título. Depois de tudo o que passei nestes ultimos meses com lesões e gripes sucessivas que me impediram de treinar sempre nas melhores condições este título tem um sabor muito especial. Gostaria de dedicar esta vitória à minha filha Ana Sofia, . Um comprimento especial para os meus colegas de treino e para os Medicos que me trataram o Dr. Miguel Machado e Pedro Herculano. Gostaria de dedicar esta vitória a todos que gostam de mim. Agora vou descansar e tentar participar em outra prova.


sábado, 27 de fevereiro de 2010

Canadá - Frio, chuva e cansaço...


Cheguei ao Canadá, mais concretamente Kamloops para participar nos campeonatos do Mundo de Atletismo de Veteranos. Após mais de 18 horas de Viagem, cheguei ao Canadá com muito frio, chuva e com muito cansaço. Já descansei, treinei e estou a adaptar-me à diferença horária que existe entre o Canadá e Portugal (8 horas). Tentarei sempre que possivel deixar informações a todos os interessados que quiserem saber algo mais acerca da minha participação nos Mundiais.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Campeonatos Nacionais de Pista Coberta em Espinho


No passado fim-de-semana participei nos Campeonatos Nacionais de Pista Coberta em Espinho e sagrei-me Campeã Nacional de Pista Coberta no Escalão W40 nos 400 e 1500 metros. O meu objectivo nestes Nacionais passavam por conquistar os títulos Nacionais e tentar melhorar as marcas. Os objectivos foram conseguidos, contudo senti que consigo melhorar ainda mais, pois se não fosse um problema muscular que me tem apoquentado nos últimas semanas de treino conseguiria melhorar as minas marcas aos 400 e 1500 metros. Foi mais uma experiência positiva e gostei de rever atletas que vi nos Mundiais da Finlândia. Grande desempenho teve a minha Colega de Clube Herminia Pereira que conquistou 3 títulos Nacionais nos escalão W45.

domingo, 3 de janeiro de 2010

12ª São Silvestre de Santo Tirso


Participei na 12ª São Silvestre de Santo Tirso e triunfei no Escalão de Veteranas Femininas. Participei nesta prova em ritmo de treino pois já tinha realizado uma prova a meio da semana, logo a carga que tinha não me permitia encarar esta prova como prioridade.De realçar que nesta prova participaram cerca de 1000 atletas, havendo um clima de festa e desportivismo enorme.

Um pouco de história acerca da São Silvestre....

Estas provas de final do ano, reconhecidas como uma das mais antigas e prestigiadas tradições desportivas do mundo católico, as Corridas S. Silvestre invadem ano após ano, as ruas de cidades europeias e mundiais, durante o Natal e o fim-do-ano. Esta prova é dedicada a um santo católico que foi Papa, no século IV, sendo uma excelente forma de as pessoas se despedirem do ano que passa a praticarem desporto e iniciarem um novo ano da melhor forma, acima de tudo estas provas são um Festa do Atletismo e do desporto.

sábado, 2 de janeiro de 2010

O Actual estado do Atletismo Nacional - Uma pequena reflexão...


O Atletismo Nacional já viveu melhores dias... Na minha opinião o sector de fundo e meio-fundo que é aquele que mais acompanho tem tido nos últimos tempos alguns altos e baixos. O sector Feminino tem um grande leque de Atletas, sendo que o sector masculino não possui tantos atletas de top como o sector Feminino. Acho bastante interessante a carreira da Jéssica Augusto, pois desde a sua infância que acompanho a sua progressão e acho que ainda tem muito para dar ao Atletismo Nacional. Acho que tem que haver um investimento por parte da Federação na formação e na detecção de novos valores para o fundo e meio fundo Nacional. Na minha altura para representar a nossa selecção haviam cerca de 20 atletas de grande nível para os selecionadores escolherem.

Espero que haja um aumento de qualidade nos próximos anos para que o Atletismo Nacional volte a estar em grande e volte a dominar a Europa e o Mundo do Atletismo...

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Feliz Ano Novo

Desejo a todos os visitantes deste blogue um excelente ano novo. Espero que o ano 2010 seja um ano de esperança e que todos cumpram os objectivos planeados. Para mim é um enorme prazer puder partilhar convosco estas experiências, esperando fazer o mesmo em 2010. Os meus desejos para 2010 são que todos realizem os projectos idealizados e que a chegada de um novo ano traga nova esperança e melhor qualidade de vida para todos.

Bom Ano Novo....

33ª São Silvestre de Coimbra

Pela primeira vez participei na São Silvestre de Coimbra. Uma Cidade histórica e muito bonita, esta em que fui correr pela 1ª vez. A prova era um pouco dura, contudo correu-me bem. Venci no Escalão de Veteranas Femininas e fiquei em 5º lugar na geral final feminina. Esta prova tinha atletas de grande nível Nacional e foi uma pena a pouca assistência que visionou a prova.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Corta- Mato da Escola D. Maria II


Participei a convite da Professora Sarmento no Corta-Mato Escolar realizado na escola D. Maria II em V.N. Famalicão. Foi uma manhã fenomenal passada com muitas crianças. Pena foi o estado do tempo (muito frio e chuva), que impediu que a prova se realizasse ao ar livre, sendo realizada no interior do Pavilhão. Também marcaram presença nesta inicitaiva a minha colega Dulce Félix (Atleta Internacional do Braga) e o Selecionador Nacional de Atletismo José Barros.

Parabéns à organização pela excelente promoção do Desporto e Atletismo.